Como Descolorir o Cabelo

28/01/2011 09:55

 

Este artigo foi escrito pelo blog Todaperfeita.com.br:

Processo de retirada da pigmentação dos fios, na descoloração tira-se a cor antiga dos cabelos – sejam eles naturais ou tingidos – para aplicar uma nova tonalidade.  Para descolorir os cabelos com perfeição em sem possíveis danos aos seus cabelos, é necessária a consulta de um profissional especialista na área. Não sendo a descoloração um método que deva ser realizado em casa.

No entanto, para te deixar, já de ante mão, muito bem informada sobre todas as etapas que envolvem esse delicado procedimento capilar, confira este que é um verdadeiro manual de dicas sobre como descolorir os cabelos.

Antes de iniciar a técnica de descoloração e evitar arrependimentos futuros, é importante que se faça um estudo das madeixas para constatar se estão ou não saturadas de química. E se estão em condições de passar pela descoloração sem correr o risco de quebra ou queda do cabelo.

O ideal é que as madeixas não estejam enfraquecidas, assim elas aguentarão passar por todas as etapas do processo. O procedimento é feito da seguinte maneira: aplica-se pó-descolorante à base de amônia para abrir a cutícula do cabelo, e água oxigenada com volume, que pode variar conforme a tonalidade da pigmentação dos fios e a cor pretendida.

 

Pode ser feita por pessoas de qualquer corte de cabelo, devendo prevalecer apenas o bom senso. Se, exemplo, a mulher queira ficar loira platinada, a única forma é aderindo a descoloração. Pois é ele o processo específico para clarear os fios. O que se aplica para quem deseja apenas iluminar as melenas com mechas e luzes douradas, mas possui cabelos muito escuros.

Ao contrário do que se imagina, não existem diferentes tipos de descolorantes, mas, sim, diferentes graus de descoloração. Que, dependendo da tonalidade que se deseja atingir, é usado mais ou menos oxidante. Na opinião de muitos hairstylists, deve-se evitar mexer nos fios que estejam muito danificados por processos químicos, pois a descoloração contribui para que fiquem ainda mais fracos. Levando-os a quebrar.

Por isso a importância do teste de mecha – sempre exija nos salões. Ela vai indicar se você possui alguma alergia ao produto, evitando que venha a sofrer de lesões e irritabilidade extrema no couro cabeludo, problemas costumeiramente causados por descolorações.

Por Malanny Serejo