Decoração Para a Sala de Estar

24/01/2011 19:30

 

Este artigo foi escrito pelo blog Todaperfeita.com.br:

Decoração para a sala de estar

O primeiro ambiente de uma casa, e local, depois do quarto, onde costumamos passar um bom número de horas, é, sem dúvida, a sala de estar. É o lugar certo para desconectarmos depois de um longo dia de trabalho, e onde toda a família se encontra para, claro, assistir televisão. Mais precisamente, aquela boa novelinha das oito – que sempre começa as nove -.  Além de ser o espaço certo para reunir os amigos mais chegados, e degustando bons petiscos e drinks, colocar em dia as novidades, que por causa do corre – corre semanal, deixam de ser contadas.

Destinada há tantas (e diferentes) ocasiões, a sala de estar é um espaço que precisa ser muito bem decorado. Pois, é através dela que podemos observar qual grau de preocupação, a pessoa tem com os demais cômodos da casa e, porque não dizer, também com a própria vida. Além, de descobrirmos um pouco mais da personalidade do anfitrião.

Confira abaixo algumas sugestões de como decorar bem uma sala de estar. Só alerto uma coisa: depois delas, seus amigos não vão mais querer sair da sua casa…!

 

Tonalidades:

- O primeiro detalhe ao qual se deve prestar muita atenção. Para que você e os demais moradores da casa, se sintam totalmente confortáveis de estar neste ambiente, é necessário que todos estejam de total acordo, na hora da escolha dos tons aplicados neste cômodo. Evitando assim, discussões desnecessárias e que alguém da casa, não suporte nem chegar mais perto da sala. Imagina que terror, o seu marido deixar de assistir ao futebol amado – na sala – porque, por exemplo, detesta a cor verde, que você colocou lá, sem avisar? Vai ser um horror, né? Além de muita cara feia pro seu lado, e horas de buzinação no seu ouvido.

- Geralmente, a cor mais utilizada em salas de estar, é o branco. Ele confere uma idéia de amplitude ao ambiente – ideal para espaços menores – destaca todos os móveis do ambiente, e o melhor, cai bem com tudo. Se preferir sair do senso comum, e optar por uma cor diferente, uma boa pedida é utilizar cores como o preto, e variantes do marrom (castanhos e beges). Elas trarão a singularidade que você deseja, mas, sem ser contrastantes, combinando com qualquer cor de móvel ou acessório que esteja decorando a sala.

Personalização:

- Em termos de decoração, o quesito é personalidade e individualização é estritamente importante. Não adianta querer copiar a decoração hi-tech feita pela sua amiga, ou aquela atriz famosa, só porque achou bonito ou ser submissa às decisões de algum decorador “dono da verdade”. Se fizer isso, com certeza, o resultado final será decepcionante. Pode até empolgá-la de início, mas com o passar dos dias, a sensação de que falta algo, passará a incomodá-la. E falta mesmo. Falta a sua cara na decoração! Outra coisa, é se mostrar submissa às decisões de algum decorador “dono da verdade”. Se topar com um tipo desses, mantenha-se firme as suas convicções e propósitos, e se for o caso, não desconsidere uma troca. Para não cair em ciladas, leia bastante sobre o assunto, troque o máximo de idéias com amigos, e peça referências de bons decoradores.

Mobília: São eles os adjuvantes que garantirão beleza, conforto e estilo à sua sala de estar. Escolher bons sofás, móveis de apoio (mesas e estantes) e cadeiras de ótima procedência, é fundamental. Gastar algumas boas horas na escolha deles é o segredo para uma decoração de sucesso. E só compre depois de decidir realmente, qual modelo, estrutura, forma e material deseja que eles contenham.

Por Malanny Serejo

Confira abaixo algumas fotos com sugestões de decoração para sala de estar: