Como Evitar o Envelhecimento da Pele

28/01/2011 09:37

 


 

Este artigo foi escrito pelo blog Todaperfeita.com.br:

Fantasma número 1 das mulheres, o envelhecimento da pele é sempre sinônimo de preocupação e insegurança com a própria imagem. Contudo, trata-se de um processo inevitável, já que a nossa pele está sempre em constante mudança e renovação. Mas, com o passar do tempo, a tão benfeitora renovação celular começa a entrar em um processo denominado de Senescência Celular.

Situação essa, que não favorece em nada nossa aparência. Com a chegada da senescência celular – por volta dos 25 anos de idade – a renovação celular passa a ficar mais demorada, havendo maior persistência de células antigas na nossa pele. Devido as células humanas terem – infelizmente – uma capacidade limitada de divisão celular.

O que contribui para um acúmulo de células antigas no fim do período onde elas estão se multiplicando. Acarretando em um tipo de estresse, esgotamento do seu potencial de divisão celular. E o efeito disso tudo você já sabe, né? Tecidos envelhecidos, pele envelhecida.

 

Porém nem tudo está perdido, felizmente, podemos retardar os efeitos do tempo, lançando mão do método mais eficaz já inventado, e recomendado por todos os especialistas da área. Qual? A prevenção!E eles são taxativos: Quanto antes começar a se cuidar, melhores serão os resultados e por mais tempo a pele vai aparentar jovialidade e beleza.

Fatores como: dieta desequilibrada, tabagismo, sedentarismo e, principalmente, exposição à radiação solar – sem proteção -, são atitudes que irão potencializar, de modo precoce, o efeito de envelhecimento na sua pele.

Por tanto, procure manter uma dieta equilibrada, rica em cálcio, grãos integrais, frutas, vegetais e antioxidantes naturais e ácidos graxos ômega-3 – encontrados em peixes como o salmão e atum – que têm o poder de proteger a pele contra os danos causados pelos radicais livres. Combinados ao uso de polivitamínicos – consulte seu médico antes! – adequados para garantir a maior parte das necessidades básicas diárias de vitaminas e sais minerais.

Pratique atividade física regular, contribuindo na manutenção da força e do tônus muscular. Essencial para a sustentação da pele e do tecido celular subcutâneo. Ele também melhora a capacidade aeróbica, o consumo máximo de oxigênio, estimula a microcirculação sanguínea e linfática. Melhorando a oxigenação dos tecidos, além de eliminar inúmeras toxinas através da transpiração. Faça exames e check-ups médicos regularmente.  Diagnosticar precocemente doenças sistêmicas – que aceleram o envelhecimento – permitem intervenções curativas rápidas que refletem na saúde do indivíduo em geral, e, sobretudo, na pele.

Combata o tabagismo e faça de um tudo para se livrar desse mal. Ele, depois do sol, é um dos principais aceleradores do envelhecimento da pele. O ato de fumar afeta a síntese, a secreção e formação do colágeno,  alterando a perfusão sanguínea o que antecipa o envelhecimento.

Cautela extrema com o sol. E fique  atenta aos horários certos de exposição a ele. Que são das 8 às 10 da manhã e a partir das 16 da tarde.   E use protetor solar todos os dias. O fator de proteção vai variar de acordo com o tipo de pele. Quanto mais clara a pele, maior o fator de proteção ela demanda.