Dicas de Depilação

28/01/2011 09:32

 


 

Este artigo foi escrito pelo blog Todaperfeita.com.br:

Um mal necessário, a depilação é um ato que toda mulher um dia vai ter que encarar. Infelizmente, pelo resto da vida. A não ser, que apele de vez para a depilação definitiva. Que apesar do imenso benefício, também não deixa de ser dolorosa e demanda um grande número de seções, até poder se dizer que está, enfim, livre dos indesejados pêlos. Contudo, quem ainda não se deu ao luxo, ou não pode arcar com um procedimento desses – que não é nenhuma bagatela -, vai ter que continuar sendo vítima das torturantes ceras. Ou investir nas loções, lâminas e demais métodos.

Para aliviar um pouco essa hora tão tediosa – e algumas vezes assustadora -, você saber exatamente como proceder com cada tipo de depilação, e fazê-la de modo correto, fique atenta a essa dicas:

 

- Para um melhor uso da cera, seja fria ou quente, certifique-se de que sua pele esteja bem esticada para evitar flacidez no momento que a cera é puxada. A pele deve estar muito limpa – sem resíduos de hidratantes, óleos ou sujeira.

- A temperatura da cera quente deve ser regulada para evitar queimaduras e opte pelas descartáveis.

- Se for a alguma esteticista, e ela disser que a cera, apesar de reaproveitada, foi esterilizada ou passou por uma peneira, vá embora do local e denuncie – o. A cera JAMAIS dever ser reutilizada!

- Cuidado com ceras feitas à base de açúcar, mel e produtos ácidos como o limão, eles podem gerar queimaduras graves. E evite se expor ao sol logo depois da depilação feita com cera. O risco de manchar a pele é alto.

- Ao puxar o pêlo, não faça-o de baixo para cima, mas, sim, paralelo a sua pele. E esfolie a pele, no mínimo, três dias antes de depilar e três dias após, o método evita aqueles chatos e incômodos pelinhos encravados.

-Escolha produtos indicados para o seu tipo de pele e use loções pós depilação. Esses produtos ajudam na cicatrização e regeneração da pele.

- Cuidado ao utilizar as lâminas. Garanta que elas estejam limpas e sempre novas para evitar que a pele fique machucada ou irritada. Uma boa dica é, antes da depilação com a lâmina, amolecer um pouco os pêlos com o uso de cremes específicos – condicionadores são ótimos para isso! – ou água quente.

- Os cremes depilatórios são práticos, porém, agem mais superficialmente na hora de dissolver o pêlo. O resultado é parecido ao da lâmina. Antes de usá-los, faça uma prova para verificar se a pele aceita bem a química e siga as instruções do fabricante para não ganhar nenhuma irritação depois.

-Evite usar hidratantes ou cremes em seguida à depilação. Eles podem obstruir os poros, causar irritações e foliculite – pêlos encravados.