Drenagem Linfática Manual

29/01/2011 08:22

 

Este artigo foi escrito pelo blog Todaperfeita.com.br:

Método de tratamento estético, pós e pré-operatório, a Drenagem Linfática Manual se utiliza de movimentos suaves, de baixa intensidade de pressão, feitos de modo contínuo e rítmo constante no corpo. Deve sempre ser feita por um fisioterapeuta ou esteticista capacitada, com conhecimento profundo em anatomia e fisiologia do sistema linfático. Pois, é a drenagem linfática manual contra-indicada em pessoas que apresentem casos de processos infecciosos, flebites, tromboses, asma brônquica, etc.

Tirando estas exceções, trata-se de uma técnica extremamente benéfica à saúde e bem estar corporal como um todo. A lista de benefícios é extensa: redução de edemas, aumento do grau de hidratação e nutrição da célula, aumenta a velocidade de cicatrização dos ferimentos pelo aumento da vascularização arterial e venoza,aumenta a capacidade de absorção de hematomas e plásticas, diminui a retenção de líquido nos tecidos, prevenindo – ótima notícia! – a formação da celulite, além de produzir intenso relaxamento corporal.

A Drenagem Linfática Manual drena e limpa macromoléculas e resíduos celulares que, por fatores como sedentarismo, alimentação errada e excesso de peso, aumentam de tamanho e não conseguem entrar no sistema venoso. E acabam muitas das vezes ficando no organismo por causa da má drenagem linfática do organismo.

 

Essa limpeza, feita pela drenagem destas macromoléculas e resíduos é de suma importância, porque são eles os responsáveis pela acumulação de água e de gordura. O que cria e ajuda a criar uma série de problemas: pernas cansadas, cansaço, celulite, problemas musculares e articulares.

É a drenagem linfática usada para as seguintes indicações: tratamento pré e pós-operatório de cirurgia plástica (corporal e facial), pós-traumatismos, insuficiência venosa, linfedemas, edemas no período gestacional e pré-menstrual, tratamento para celulite e para agir como coadjuvante no tratamento de cicatrizes hipertróficas ou queloideanas.

Assista o vídeo abaixo de como é realizada a drenagem linfática manual :

Por Malanny Serejo / Fonte: www.soscoluna.com.br e Youtube