Dieta do Cabelo

29/01/2011 08:24

 

Este artigo foi escrito pelo blog Todaperfeita.com.br:

Você já deve ter ouvido a máxima “a verdadeira beleza vem de dentro”, e, em relação aos cabelos, é a mais pura verdade. De nada adianta gastar uma nota preta em cosméticos capilares, se sua alimentação estiver inadequada e pobre em vitaminas e minerais. Essenciais para a formação de fios bonitos, fortes e saudáveis.

Alimentos estes, que são ainda mais necessários na dieta de mulheres habituadas a submeter os cabelos à tratamentos químicos, como permanentes, tinturas, relaxamentos, alisamentos e ao uso frequente de secador e chapinha. Pois todos eles, depois de algum tempo, tendem a tornar os fios frágeis, quebradiços, volumosos e ressecados, facilitando sua queda.

Mas antes de apelar para produtos e métodos reconstrutores – que costumam custar os olhos da cara – feitos nos salões, primeiro, trate de encher sua despensa e geladeira com proteínas – vegetal e animal – aminoácidos e oligoelementos. Elementos minerais encontrados em determinados alimentos, eles juntos são fundamentais para a saúde e boa aparência dos fios. Deixando os cabelos maleáveis, brilhantes, hidratados e resistentes à quebra

 

Conheça quais são esses nutrientes, e o que cada um deles pode fazer pela  sua cabeleira:

-A proteína é a matéria prima do cabelo e possui influência direta sobre ele. A falta dela resulta em cabelos quebradiços e com pontas duplas. Garanta um bom estoque de proteínas consumindo: produtos lácteos, carnes, ovos e grãos.

- Uma das principais causas da queda de cabelo é a carência de ferro (carne, frango, grãos – feijão, ervilha, lentilha, soja e grão de bico), ácido fólico (folhas verde-escuras, morango) e vitamina B12 (carne, frango, peixe, leite, ovo). Todos envolvidos na formação das células vermelhas do sangue.

- Super vitamina, a vitamina C (frutas cítricas) é extremamente importante no seu projeto cabelo de deusa grega, pois é ela quem fixa a absorção do ferro – fundamental na nutrição e oxigenação da raiz capilar. A carência de ferro contribui para cabelos opacos, mais finos e ralos. Com grande propensão à queda. Assim como o zinco (encontrado nas carnes), que é importante para a estruturação do fio do cabelo.

Por Malanny Serejo